27 de abr. de 2011

OK! Confesso: não consigo ficar calado. Mas não dá pra ficar calado. Acabei de ver a notícia sobre os dados roubados de contas dos clientes do Playstation. Não fiquei nem um pouco surpreso, pelo mesmo motivo que senti que minha inteligência foi ofendida. Eu explico: após esse ataque, as empresas de games 'começaram' a estudar formas de evitar que o consumidor seja lesado. AGORA? Explico novamente: é conhecimento comum aos jogadores de The Sims (e da maioria das franquias de jogos com expansões) que, para garantir os lucros das empresas distribuidoras, os produtos são lançados no mercado antes de ficarem autenticamente prontos. Mais uma explicação: Foram 'popularizados' os famosos patches, pacotes de correção do programa, disponíveis aos usuários dos jogos, para consertar as falhas de programação. Retornando ao The Sims, a distribuição de programas inacabados chegou a tamanha proporção que um dos pacotes de expansão distribuídos era um tormento para os jogadores, por causa da quantidade infindável de falhas que travavam e, em alguns casos, danificavam o jogo. O suficiente para haver clientes, do mundo inteiro, reclamando no site oficial, na sessão do pacote de expansão, que era quase que exclusivamente dedicada às reclamações. Foi onde vi uma corajosa declaração de uma das usuárias, onde ela explicava a solução dessa matéria, motivo da ofensa à minha inteligência. Ela disse que sentia-se prejudicada pois, como consumidora, tinha direito a um produto íntegro e funcional, e ofendida por receber tantos pedidos da EA Games de colaboração na melhoria do programa pois, se o programa fosse entregue como devido, eles não precisariam pedir a colaboração dos clientes. Eis, meus caros, a vossa resposta; o motivo de milhares de dados pessoais terem sido roubados por um hacker; o motivo da minha inteligência sentir-se ofendida: vocês, distribuidores de jogos eletrônicos, não certificam-se, sequer esperam que os produtos que lançam no mercado fiquem prontos. Mas, como disse minha companheira ofendida de The Sims, parece que tornou-se hábito utilizar os consumidores como testers.

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